Como Economizar a Bateria de Seu Carro

Economizar sempre é bom, não é mesmo? Sempre que temos a oportunidade de economizar na manutenção de nosso carro ficamos com uma boa sensação. E o legal é que para isso não é preciso grandes sacrifícios e apenas tomar alguns cuidados simples com os principais acessórios.

Nesta publicação vamos dar dicas de como cuidar de um componente que está sempre funcionando, mesmo com o carro desligado, a bateria!

Quem já sofreu por conta de a bateria de seu carro descarregar sabe a frustração desta situação. Geralmente isto acontece porque carros parados também consomem energia, mas os motivos para descarregamento da bateria podem ser outros.

Seguem algumas dicas de como economizar a bateria de seu carro:

Como Economizar a Bateria de Seu Carro

Desconecte os cabos da bateria sempre que for viajar ou quando o veículo for ficar parado por mais de 20 dias.

Inspecione regularmente sua bateria para saber se tudo está em ordem e não precisa de algum tipo de manutenção. Lembrando que o carro desregulado pode consumir mais da sua bateria.

Não ligue o carro com os faróis acesos, pois isto puxa mais energia, ou melhor, exige mais da sua bateria.

Se o seu som tiver a frente destacável, retire sempre que sair do carro por um período maior. E não adianta instalar um super sistema de som e economizar na hora de escolher a bateria. Então compre uma bateria de qualidade e que tenha uma capacidade maior; ou, se necessário; utilize uma bateria extra exclusiva para o som.

O principal motivo para não desligar a bateria é justamente deixar o alarme ligado. Muitos nem consideram desconectar justamente por conta disso. Se acreditar que sua garagem não é segura considere deixar em um estacionamento quando for viajar.

Se não tem costume de viajar, mas tem deixado seu carro constantemente parado é bom mudar de ideia um pouco e fazer passeios regularmente. Isto é importante inclusive para recarregar a bateria e aumentar sua vida útil.

Como dicas finais, não deixe a luz interna acesa sem necessidade e sempre se lembre de desligar os faróis quando estacionar.

Entenda Mais Sobre Baterias

Agora que já conferiu algumas dicas sobre como economizar a bateria de seu carro, que tal entender mais sobre como são constituídas e seu funcionamento?

A bateria é uma fonte cumulativa de energia e serve principalmente para alimentar componentes que nunca ficam desligados. No caso de um automóvel, podemos citar rádio e alarme como exemplos.

As baterias são constituídas de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito).

Aumentando a Vida Útil da Bateria

Todas as dicas que listamos aqui são interessantes para aumentar a vida útil de sua bateria, que pode chegar a três anos. Basta ficar atento na instalação de novos acessórios para não ter problemas.

No caso de sentir algo estranho ou errado, procure um bom eletricista mecânico ou verifique com sua seguradora sobre este tipo de serviço.

Para conferir mais dicas automotivas continue no Blog da Multimarcas BH. Se quiser, comente e participe de nossos conteúdos!

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.