Como Proteger Seu Veículo do Sol

O sonho de muitos motoristas é ter uma garagem coberta para seu veículo, principalmente aqueles que tratam o carro ou moto como um xodó. Mas nem sempre é possível ter uma vaga de garagem coberta, especialmente no trabalho, onde normalmente se para na rua.

É comum que um veículo fique exposto por diversas horas ao sol (e outros agentes) e o dono precisa tomar alguns cuidados para proteger a pintura e evitar desgastes.

Então vamos conferir algumas dicas para proteger seu veículo do sol e fazer com que a pintura fique “como nova” por mais tempo.

Como Proteger Seu Veículo do Sol

Ao Lavar o Seu Veículo

A proteção da pintura começa na lavagem de seu carro ou de sua moto. É recomendada a lavagem pelo menos uma vez por semana, mesmo em condições de pouca sujeira.

Não é preciso dar uma geral completa todas as semanas, mas deve garantir que o seu veículo esteja sempre limpo e protegido. Mesmo que uma vez por semana seja um pouco difícil para você, verifique se o veículo está livre de sujeiras que podem danificar a pintura.

Quando For Viajar

Independente de ser um carro ou moto, o ideal é deixar o veículo coberto com alguma capa de proteção quando o mesmo precisar ficar estacionado numa garagem sem cobertura.

Se não possuir uma capa e o veículo precisar ficar exposto, faça uma boa lavagem e inclua uma mão extra de cera automotiva.

Na volta confira o estado do veículo e as condições da pintura, podendo recomeçar o processo de proteção.

Lá Vem a Chuva…

O objetivo é proteger seu veículo dos efeitos do sol, mas as chuvas também podem contribuir no processo.

Muitos proprietários deixam de lavar o veículo quando o tempo está nublado ou em períodos de chuvas. Com isto acabam aumentando o tempo entre as lavagens e deixando a pintura desprotegida. Cuidado com esta prática, pois depois de períodos chuvosos é normal o sol voltar com maior intensidade, junto com o clima mais seco, que também é prejudicial à pintura.

Sabemos que esta dica de proteger o veículo do sol é principalmente para carros, pois as motos são mais fáceis de lavar e até mesmo cobrir com uma capa de proteção. De qualquer forma, o que falamos até aqui vale para os dois tipos de veículos.

Só que existe um detalhe muito importante nos carros e que por vezes acaba esquecido: o interior.

Proteja o Interior de Seu Carro

O interior pode ser mais valioso que a pintura e o exterior do carro. É fundamental que o motorista tenha a preocupação de proteger o interior de seu carro, especialmente o painel, que é o primeiro a sentir as consequências do sol forte.

Comece utilizando algum tipo de papelão ou proteção no para-brisas. Existem kits de limpeza veicular com alguns produtos para limpar e perfumar o painel do carro. Tenha um destes kits e no momento de lavar não deixe de dar este toque final no painel de seu carro.

E você, tem alguma dica para que a pintura do seu carro esteja sempre protegida do sol? Então compartilhe com nossos leitores deixando o seu comentário. Continue conferindo as dicas do Blog da Multimarcas BH.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.