Dicas Para a Embreagem Durar Mais

A menos que possua um sistema ou câmbio automático, você utiliza a sua embreagem inúmeras vezes por dia (até mesmo sem perceber). E nesta proporção pode acabar utilizando de forma incorreta ou que prejudique seu funcionamento, assim como sua vida útil.

Para muitos a embreagem é “o que permite que o veículo ande”, pois foi assim que aprenderam no centro de formação de condutores. Mas a embreagem tem um funcionamento um pouco mais complexo do que isso.

É ela que protege o motor de sobrecargas, por exemplo. De forma resumida (e pouco técnica) podemos dizer que a embreagem é “quem controla” a transmissão de energia do motor para o veículo. É um componente que está sempre em uso e por isso merece alguns cuidados especiais.

Para garantir um bom uso e que sua embreagem prolongue a duração iremos listar algumas dicas bastante úteis.

Dicas Para a Embreagem Durar Mais

Mantenha a Embreagem Regulada

Começando pelo básico, porque de nada irá adiantar as próximas dicas se este ponto não estiver sendo seguido. Verifique o cabo da embreagem e confira se o ponto de acoplagem está ideal: nem alto e nem baixo.

Evite de Descansar o Pé Sobre o Pedal

Muitos motoristas fazem isso inconscientemente e por isso não conseguem criar o hábito de utilizar somente quando necessário. Se policie para estar sempre fazendo o movimento de colocar o pé no tapete.

Use o Freio de Mão Nas Subidas

Acontece de pararmos num morro ou subida por conta de algum semáforo (por exemplo). O problema é que muitos ficam o tempo todo fazendo controle de embreagem, por acharem mais fácil de arrancar depois. Daí começa o problema de desgaste. Treine e pegue a prática de utilizar o freio de mão nestas situações, principalmente se passa por isso regularmente.

Fique Atento às Patinagens

As patinagens são normalmente causadas pelo desgaste do disco, o que pode causar a inutilização da embreagem. Então é recomendado ficar atento sobre qualquer questão fora do normal.

Troque Marchas Adequadamente

O ideal é transitar na velocidade adequada para a marcha que está utilizando. Então fique ligado para não estar numa marcha que está exigindo muito do motor; da mesma maneira que não esteja numa que exija pouco.

Mantenha o Óleo em Dia

Nunca deixe de trocar o óleo nas datas recomendadas, além de utilizar uma marca de qualidade comprovada. Se for do tipo de pessoa esquecida, peça ao frentista para conferir ao abastecer.

Para Motoqueiros

Assim como os motoristas de primeira viagem, os motociclistas que acabam de tirar habilitação cometem alguns erros que prejudicam a embreagem diretamente.

Entre os problemas mais comuns ao utilizar a embreagem incorretamente, temos o do maior consumo de combustível.

Caso tenha uma moto, além de evitar os problemas que listamos anteriormente, confira mais uma dica.

Atenção à Folga da Manete

É como o pedal, e não pode estar nem muito apertada nem folgada demais. Depois de algum tempo nos acostumamos e não percebemos a situação. Assim, a dica é pedir outra pessoa para puxar e verificar. Se ela não gostar, confira com algum mecânico para realizar a regulagem.

Como pode ver com algumas atitudes simples consegue que a sua embreagem dure e evita contratempos, além de acidentes.

Trate bem seu veículo e evite dores de cabeça em que pode ser inclusive necessário acionar o seu seguro. E para mais dicas de como manter seu carro em ordem continue no Blog da Multimarcas BH.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.