Dicas Para Comprar Carros Seminovos

Olá, leitores do Multimarcas BH!

Então você decidiu comprar um carro seminovo. É importante checar alguns itens essenciais, para não passar por imprevistos ou arrependimentos. E é justamente para lhe ajudar que escrevemos esta publicação. Confira!

Quando queremos comprar um carro seminovo procuramos por algo que desejamos previamente; como uma determinada categoria, modelo, fabricante ou simplesmente preço.

A questão é que devemos olhar alguns itens importantes antes de iniciar a negociação e futura compra. Isto, entre outras coisas, evita de perdermos tempo chamando algum mecânico ou consultor para verificar a parte mecânica ou elétrica. Sem contar que reduz as chances de precisar ficar gastando com manutenções futuras.

O Multimarcas BH criou uma pequena lista de itens que você pode checar antes de prosseguir na compra de seu carro seminovo. Anote todos, criando o seu checklist para compra de seminovos.

Dicas Para Comprar Carros Seminovos

Limpadores

Devem estar em bom estado e com a borracha pouco gasta. É importante verificar se não há marcas no para-brisa, um sinal de que o veículo ficou parado por muito tempo, além de não ter recebido os devidos cuidados.

Vidros

Se for elétrico, acione várias vezes e observe como se comporta e se não apresenta nenhum barulho estranho. No caso de os vidros serem acionados manualmente, suba e desça algumas vezes e veja se não está agarrando ou com algum tipo de problema.

Lataria e Para-Choque

Procure por riscados na pintura, amassados ou sinais de batidas em todo o veículo. Desconfie se a pintura estiver com aparência de nova ou recente, pois é uma maneira de disfarçar problemas na lataria.

Portas

Verifique a trava e estado das maçanetas, principalmente quando o carro possuir mais de duas portas. Conferir se as mesmas fecham facilmente, sem precisar forçar as mesmas ou algo do tipo, também é importante.

Pneus

Confira se ainda estão com sinais de novo ou de que foram trocados recentemente. Tente descobrir quando foram trocados e quantos quilômetros já rodaram. Nunca é demais lembrar que não se pode esquecer do estepe, que deve estar em boas condições.

Roda

Mesmo que as rodas do carro estejam com calotas, tente dar uma olhada e verificar se não há amassados ou outros tipos de problemas. Conferir o valor do jogo de rodas também é válido.

Retrovisores

Dependendo do modelo do carro, os retrovisores podem não ser baratos, portanto é bom verificar se estão em ordem. Saber os custos de manutenção dos modelos de retrovisores pode ser interessante.

Porta-Malas

Além do espaço disponível verifique a trava do porta malas no momento de abrir ou fechar. Dependendo de como pretende utilizar o seminovo pode ser útil descobrir qual a capacidade do porta malas.

Lâmpadas

Ligue o carro e veja a iluminação dos faróis e se as setas estão Ok. E não se esqueça de verificar a iluminação interna do veículo.

Tapetes

Os tapetes são itens facilmente esquecidos ou desconsiderados por compradores de seminovos. Mas dependendo do modelo do seminovo pretendido pode valer muito a pena conferir se os mesmos estão em boas condições.

Cinto de Segurança

Item importante e obrigatório, faça um teste em todos os lugares do carro, conferindo assento por assento (um de cada vez).

Estofamento

Este é outro item que muitos compradores não dão muita importância. Mas é legal procurar por falhas no estofamento que podem piorar com o tempo, como costuras soltando.

Painel

Confira a iluminação e se a disposição de todos os itens no painel do carro lhe agradam. Logo depois confira o alarme, travas ou antifurto; acendedor de cigarros; entrada para o som automotivo; entre outros itens que acredita serem importantes para você.

Caixa de Marchas

Peça para dar uma volta e faça um teste para sentir como a transmissão de seu futuro seminovo se comporta. Este é um item que pode ser caro, portanto vale inclusive saber se está coberto na garantia.

Garantias

As revendas de veículos costumam oferecer garantia apenas na caixa de marchas; mas você pode verificar se nenhum outro item do veículo ainda está coberto por garantia.

Itens que são trocados com certa frequência geralmente possuem algum tipo de proteção, então é interessante verificar com o vendedor se não trocou nenhum item ou acessório recentemente.

E o Conforto?

Se possível, faça um test-drive para sentir o carro de verdade e saber se é realmente confortável para você. É legal fazer isso, pois mesmo que não entenda de mecânica pode detectar falhas quando estiver dirigindo.

Ao dar uma volta não deixe de ajustar o banco, retrovisores e outros itens que acha importante na hora de dirigir. Lembrando que muitos até desistem de determinados modelos quando descobrem que não eram exatamente o que queriam no momento de dirigir.

Pode parecer sem importância, mas uma trava elétrica pode fazer diferença quando se pensa na comodidade e conforto, por exemplo. Lembre-se de conferir as condições dos itens ou acessórios que podem ser considerados extras, principalmente em modelos esportivos.

Todas as dicas aqui servem para não deixar passar pequenas coisas que podem dar problema no futuro. Mas não precisa deixar de comprar um carro se um dos itens não estiver de acordo, afinal estamos falando de carros seminovos.

Se por acaso algo não estiver Ok para você, pode tentar negociar e conseguir um desconto para compensar. O principal é tentar evitar surpresas e manutenções que surgem com todo carro que já possui alguma rodagem.

Gostou das dicas do Multimarcas BH para comprar o seu próximo seminovo? Bem, se ainda precisar de ajuda entre em contato conosco. Podemos indicar um consultor de vendas para lhe auxiliar.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.