10 Dicas Para Economizar Combustível

Só o preço do litro da gasolina já é motivo suficiente para pensar em economizar combustível, não é mesmo? E quem não pode contar com o transporte coletivo também precisa procurar alternativas e formas de gastar o mínimo de combustível possível.

O interessante é que com um pouco de disciplina consegue reduzir de forma significativa o consumo de combustível de seu carro. Então confira nossas dicas para economizar combustível.

10 Dicas Para Economizar Combustível

Calibragem e Alinhamento de Pneus

Esta é a primeira dica por ser a mais comum. Com o passar do tempo alguns motoristas deixam de prestar atenção no alinhamento de seus carros. Acontece que quando não está alinhado o veículo acaba consumindo mais combustível.

Faça um Bom Controle de Marchas

Usar o câmbio corretamente evita esforços, que fazem com que mais combustível seja consumido. E ao utilizar as marchas corretamente evita aceleradas bruscas ou que são desnecessárias.

Maneire no Pedal

Para ter uma ideia de como andar sem exceder a velocidade faz diferença; um veículo a 100 km/h consome 20% a mais do que se estivesse a 80 km/h. Então evite picos ou aceleradas bruscas.

Fique de Olho no Peso

O vilão neste caso não é o porta-malas, que muitas vezes pode ficar cheio sem necessidade. O verdadeiro problema está no bagageiro de teto!

Por mais que possa parecer irrelevante, esta é uma forma de aumentar o peso do veículo. Inclusive, se não fizer viagens regularmente é interessante tirar o bagageiro até mesmo para conservação do mesmo.

Utilize Combustível de Qualidade

Cuidado para não utilizar combustíveis ruins ou batizados que acabam sujando o motor, o que faz o consumo aumentar. Se possível, procure usar gasolina aditivada. E evite andar no veículo com o tanque na reserva, pois além do risco de ficar no caminho também irá consumir mais.

Fique Atento às Trocas de Peças

Velas e filtros são alguns dos itens que devem ser trocados religiosamente nas datas previstas por recomendação, pois irão influenciar bastante no consumo de combustível de seu veículo.

Esqueça o Mito da Banguela

Esqueça aquela prática de descer com o carro em ponto morto para economizar combustível. Atualmente o veículo deve ficar engrenado para consumir menos combustível.

Desligue ao Estacionar

Quando for ficar no mesmo local por alguns minutos é interessante desligar o carro. E nada de acelerar antes de desligar, pois prejudica o catalisador, além do desempenho do próprio veículo.

Faça Rotas Alternativas

Sempre que possível tente escapar dos engarrafamentos, mesmo que rode uma distância um pouco maior, pois no final pode ser que consiga economizar combustível.

Falando em distância, é comum que algumas pessoas abasteçam num posto mais distante para economizar no litro do combustível. Mas pode ser que a economia esteja ficando pelo caminho. Então, quando for fazer algo assim, não deixe de calcular o seu gasto nestas rotas e se é realmente vantajoso para você.

Cuidado Com o Ar Condicionado

Por ser um sinônimo de conforto, muitos utilizam o ar condicionado mesmo sem necessidade. Sempre que o clima estiver mais ameno desligue o ar condicionado, pois ele aumenta em média 20% o consumo do veículo.

Por questões de aerodinâmica, um veículo com janelas abertas pode ser menos econômico, mas mesmo assim não chega ao consumo do ar condicionado.

Para completar este pequeno guia com dicas de como você consegue economizar combustível, como não poderia faltar, faça revisões periodicamente em seu veículo para evitar problemas que sempre acabam afetando e aumentando o consumo de combustível.

Gosta de nossas dicas automotivas? Compartilhe em suas conexões nas redes sociais o Multimarcas BH.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.