Dicas Para Motoristas Iniciantes

Quem acabou de tirar carteira de habilitação (CNH) sente aquele frio na barriga na hora de sair de casa. Principalmente porque a responsabilidade de conduzir um veículo e enfrentar o trânsito é algo novo.

Mas existem alguns passos que podem facilitar para quem ainda não está acostumado com a rotina de dirigir, como iremos listar nesta publicação.

Entenda Mais do Seu Veículo

Não é preciso fazer um curso de mecânica. Na verdade tudo que você precisa é entender e ter um bom conhecimento do seu veículo.

A dica inicial é estudar e entender mais sobre o fabricante e quais os diferenciais dos modelos produzidos por ele.

Não deixe de ler o manual de seu veículo para saber as recomendações para um melhor rendimento e inclusive aproveitar melhor suas características ou acessórios disponíveis.

Por fim, procure o máximo de informações sobre o seu veículo na internet, principalmente a opinião de outros proprietários.

Dicas Para Motoristas Iniciantes

Faça Checkin Dos Principais Itens

É importante possuir um veículo revisado e em boas condições. É recomendado fazer um pequeno checklist dos principais itens para não ter problemas no trânsito. No caso, pode fazer uma lista desde os itens obrigatórios até o histórico de revisões.

Pode parecer desnecessário no início, mas esta prática do checklist ajuda bastante no momento de saber as condições do seu veículo e se não está faltando algo.

Continue Estudando as Leis de Trânsito

Nos centros de formação de condutores aprendemos sobre as leis de trânsito de forma mais engessada ou mecânica, simplesmente com o objetivo de apenas passar no exame de legislação e posteriormente conseguir a habilitação.

É muito interessante que continue estudando sobre as leis de trânsito, pois estará vivenciando na prática e poderá fixar e entender melhor. Nunca deixe de estudar sobre direção defensiva, pois fará muita diferença no momento de evitar acidentes e problemas ainda maiores.

Estude Seu Trajeto Diário

Mesmo que não utilize seu veículo todos os dias, tente analisar os principais caminhos que costuma fazer na sua rotina. Quando acabamos de tirar habilitação não nos atentamos para questões como esta, mas é certo que pode fazer diferença. Uma dica bacana para analisar as vias e como o trânsito pode fluir melhor é consultar mapas na internet ou num GPS para conhecer alternativas em seus trajetos.

Acabou de tirar sua carteira de habilitação (CNH)? Deixe um comentário e conte para nós e outros leitores do Blog da Multimarcas BH como foi sua experiência.

5/5 - (1 reviews)

Um comentário em “Dicas Para Motoristas Iniciantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.