Diferença Entre Freios ABS e Freios Convencionais

Nem todo motorista sabe por que o sistema de freios ABS é melhor do que o sistema de freios a disco convencional. Principalmente porque ainda é minoria entre os veículos no Brasil.

Já publicamos sobre rodas de carros e da mesma maneira vamos ser práticos, não abrangendo questões técnicas e de funcionamento dos freios. Ou seja, vamos apenas ilustrar os motivos dos freios ABS serem mais valorizados.

Diferença Entre Freios ABS e Freios Convencionais

A primeira coisa quando se pensa em freios é na segurança, certo? E o sistema de freios ABS (do inglês: Antilock Braking System ou Sistema de Freio Antitravamento) é mais seguro por não travar as rodas do veículo durante a freada. Isto reduz bastante a possibilidade do veículo derrapar. Consequentemente aumenta as chances de o motorista evitar uma colisão.

Este sistema não é exclusividade dos carros, existem também motos com freios ABS. Porém, se nos carros o número de veículos ainda é baixo, nas motos é menor ainda.

Como é de se imaginar, esta segurança irá valorizar o veículo e também terá um custo maior na hora de fazer manutenção.

Nota importante é que a segurança na hora de dirigir começa pelo motorista e sua capacidade para prever e evitar acidentes. Seja consciente!

Deu para entender as diferenças entre os freios ABS e os freios convencionais? Tomara que sim; e que continue no Blog da Multimarcas BH para conferir outras publicações sobre autos em geral.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.