Entenda Sobre Rodas de Carros

Já parou para pensar em modelos de rodas para carros? Na verdade, poucas pessoas se interessam e fazem isso. E a questão é que entender um pouco mais sobre rodas é interessante, especialmente para avaliar o valor de um determinado modelo.

Como sabemos, um jogo de rodas pode influenciar, e muito, no valor de um veículo. Então é bacana conhecer um pouco mais e conferir quais são os detalhes que diferenciam um tipo de roda para outro. Como iremos conferir nesta publicação.

Entenda Sobre Rodas de Carros

Tamanhos

As rodas são medidas em polegadas e cada polegada é igual a 2,54 cm. Ou seja, uma roda de 15” possui 38,1 cm. E este valor corresponde ao tamanho do diâmetro da roda.

No geral, o tamanho da roda está relacionado ao tamanho do carro. Isto por estar diretamente ligado à estabilidade e controle do veículo no momento de dirigir ou pilotar. Mas não quer dizer que um veículo pequeno não possa ter rodas grandes e vice-versa.

De qualquer forma, seguir a recomendação do fabricante é importante antes de sair alterando seu jogo de rodas, principalmente por questões de desempenho e segurança.

Rodas de Liga Leve x Rodas de Aço

Muitos acreditam que a roda de liga leve é mais frágil, mas na verdade elas possuem a mesma resistência das rodas de aço. O que vai realmente diferenciar um tipo de roda da outra é a capacidade de recuperação após grandes impactos ou batidas fortes.

Enquanto uma roda de liga leve trincada não permite recuperação. Uma roda de aço que esteja amassada pode ser recuperada e ainda aguentar por um bom tempo.

Os defensores das rodas de liga leve dizem que as mesmas são melhores por deixarem o carro mais macio para dirigir ou mesmo manobrar. E as rodas de liga leve esportivas normalmente valorizam o carro. Ou seja, para eles, mesmo tendo um custo maior, as rodas de liga leve são mais interessantes.

Carros 4×4

Um veículo com tração 4×4 (quatro por quatro) possui um sistema de transmissão que distribui a força do motor para as quatro rodas. Isso faz com que o mesmo ganhe em capacidade, mas não necessariamente em potência.

A diferença deste sistema é que as rodas da frente ajudam as rodas traseiras, o que auxilia principalmente nas subidas.

O sistema de tração 4×4 pode ser temporário (tração NAS quatro rodas) ou permanente (tração EM quatro rodas).

Consumo do Veículo

Rodas esportivas geralmente são mais largas, o que aumenta a superfície de contato com o solo. Isto faz com que a roda seja mais exigida e por fim faça com que o veículo consuma mais combustível. Por isso normalmente carros populares possuem pneus mais finos.

Como dito no início, o objetivo era ilustrar pontos básicos para quem estiver querendo comprar ou vender um carro. Portanto não vamos falar sobre questões técnicas como tipo de fabricação, aerodinâmica, furação ou tipo de fixação.

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