GPS: Não Fique Perdido na Hora de Comprar

Além de frustrante, é perigoso ficar perdido ou não saber o caminho para onde está indo. E para evitar problemas como este nada melhor do que utilizar um aparelho GPS (do inglês Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global).

Sua principal função é guiar o motorista pelo melhor caminho até o seu destino, além de localizar lugares e pontos de interesse como postos de gasolina ou oficinas.

Se estiver pensando em comprar um GPS vamos dar algumas dicas de como escolher o seu.

GPS: Não Fique Perdido na Hora de Comprar

Mapas

O primeiro passo é conferir se no modelo de GPS que está interessado os mapas das principais cidades e localizações estão disponíveis. Especialmente se realiza viagens frequentemente.

Verifique também a disponibilidade de atualizações, para quando for viajar para o exterior, por exemplo.

Pontos de Interesse

Confira a quantidade de pontos de interesse cadastrados na memória do aparelho. Isto é muito útil para encontrar postos de gasolina, oficinas, hotéis e outros estabelecimentos que podem ajudar em alguma necessidade.

Assim como os mapas, veja a possibilidade de atualizações.

Fixo ou Móvel

Pense em como irá utilizar seu GPS e se o mesmo deve ser fixo ou móvel. No caso de fixo, fique atento ao tamanho da tela. Numa moto é interessante utilizar um com a tela pequena e que não tenha mais do que 5 polegadas. Para uso no carro esta tela pode ser maior, mas fique atento para que seu aparelho GPS não fique chamando atenção de ladrões.

O interessante dos modelos móveis é que pode utilizar num carro ou numa moto. Nestes casos deve verificar a autonomia da bateria e como fazer para recarregar quando for necessário.

Viva Voz

Não adianta ter um navegador se ele for mudo. Esta função costuma ser nativa de todos os modelos de GPS, mas é interessante reforçar a utilidade de um modelo com viva voz.

Inclusive, alguns modelos fazem mais, e além de avisar também possuem opção de comando de voz, para que o condutor solicite informações sem tocar no aparelho.

Demais Características

O preço de um aparelho GPS é definido pela quantidade de funções que o mesmo possui. E são justamente essas funções o que acabam fazendo você decidir qual modelo comprar.

É interessante escolher um modelo com um bom poder de processamento (com mais de 400 MHz) para que o mesmo tenha decisões rápidas.

Algumas funções são bastante interessantes e úteis como controle de velocidade, identificadores de radar, controle de combustível e gravação de rotas. Outras já são mais dispensáveis como TV Digital, MP3 e Player de Vídeos.

De qualquer forma, o principal é contar com uma boa quantidade de mapas e pontos de interesse, pois no fim é o que realmente lhe ajudará a não ficar perdido!

Saiba Mais

O Sistema de Posicionamento Global é assim chamado por funcionar através da rede mundial de satélites. Ou seja, estará sempre disponível, 24 horas, independente de sua localização e das condições climáticas. Inclusive os rastreadores utilizam desta tecnologia para localizar veículos.

Gostou deste pequeno guia sobre aparelhos GPS preparado pelo Multimarcas BH? Para outros conteúdos como este continue em nosso blog.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.