Quando Trocar Meu Veículo?

A verdade é que não existe um período ideal para trocar seu carro ou sua moto. Cada pessoa terá seu tempo ideal ou seu motivo como depreciação, quilometragem, despesas e até mesmo frustração.

Mas quando pensamos em trocar de veículo podemos analisar alguns pontos para tentar levar alguma vantagem na troca.

Confira alguns pontos importantes para saber se está na hora certa de trocar seu veículo e não ter arrependimentos depois.

Desvalorização

A especulação de um novo modelo já pode ser suficiente para o atual perder em valor de mercado, então fique sempre atento às novidades. Não que precise comprar o modelo mais recente. Pode, por exemplo, comprar um na mesma categoria que o seu, mas que está em alta no mercado.

Quem realizou o sonho de comprar um carro importado pode sofrer com a depreciação, que costuma ser maior do que a de um modelo nacional. Isto geralmente acontece pelo valor do seguro, da manutenção e das peças, que são maiores.

No geral, os veículos importados são mais difíceis de fechar negócio, portanto se tiver uma boa proposta, para vender ou comprar inclusive, pode ser interessante fechar negócio.

Economia

Todo veículo consome um bom valor em taxas como IPVA e seguros, entre outros gastos. Até o valor do lava-jato ou estacionamento pode variar de acordo com o veículo que possui.

Vale a pena analisar, pois de repente pode mudar de modelo, manter o mesmo padrão e ainda conseguir reduzir os seus gastos.

Pode mudar de um carro para uma moto, o que costuma sair mais em conta. Lembrando que além de serem mais econômicas as motos são menores, então a economia pode ser inclusive de espaço na garagem.

Quando Trocar Meu Veículo?

Oportunidades

Mesmo que não esteja pensando em vender, pode ser que alguém queira comprar e pagar bem pelo seu veículo. De repente tem um modelo parado e pode encontrar outro para realizar alguma atividade ou trabalho, por exemplo. Acontece de termos um carro, mas uma moto poderia ser mais aproveitada e vice-versa.

Fique atento aos classificados de veículos, pois pode encontrar veículos num bom preço, por urgência do vendedor; descobrir que o seu veículo está valorizado no mercado; entre outras questões úteis e que podem ajudar na decisão de trocar de veículo.

Outro ponto é o de sempre prestar atenção naqueles que estão negociando e aceitando outros veículos em troca, pois pode encontrar ótimas oportunidades.

Insatisfação

Até aqui falamos de pontos voltados principalmente para os gastos com seu veículo ou como ganhar com ele. Mas acontece de pessoas estarem insatisfeitas com seu veículo atual, por alguns motivos como iremos conferir.

Casais ou pessoas com filhos que procuram por carros maiores para viajar ou levar as crianças para a escola, podem encontrar algum à venda num preço acessível e em boas condições. Se tiver certeza que outro modelo será mais interessante mesmo tendo um custo maior, investir pode ser uma boa pedida.

Outro ponto que sempre gera insatisfação é quando ficamos com nosso carro ou moto praticamente o tempo todo na oficina mecânica. O excesso de manutenções pode desgastar bastante o proprietário que já perdeu até mesmo a vontade de dirigir ou pilotar por conta disso. Sair de uma situação dessas é um excelente motivo para trocar de veículo!

Dicas Para Trocar de Veículo

A primeira coisa é não se apegar emocionalmente a seu veículo. Muitos nem consideram a troca daquele primeiro carro ou então da moto que tanto quebrou o galho! Porém, ficar com um veículo parado pode significar estar perdendo dinheiro.

Nunca pense que ao sair da oficina mecânica o seu veículo ficou como novo. Engana-se quem acha que não vai ter mais gastos, pois o tempo, entre outras questões, é um grande agente para o desgaste do veículo.

Mesmo parado seu veículo pode estar desvalorizando então pode ser bem interessante pensar nisso e desapegar de uma vez.

Se até aqui percebeu e se identificou com alguma das situações acima, é bem provável que a troca de veículo seja uma boa opção para você. Mas para completar confira algumas dicas que podem lhe ajudar na decisão sobre o que fazer.

Se ainda não terminou de pagar, mas está com as prestações em dia, pode conferir como vender um veículo financiado. Para aqueles que estão com parcelas em aberto, uma opção é fazer a entrega amigável do veículo.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.